Blog

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sociedade Brasileira de Computação (SBC) também é contra privatização da Dataprev e do Serpro

Uma das mais importantes entidades da sociedade científica em informática e computação no Brasil manifestou seu apoio à campanha Salve Seus Dados. É a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que através de manifesto assinado pela diretoria e pelo conselho, mostra “enorme preocupação sobre a eventual privatização do Serpro e da Dataprev, empresas públicas incluídas no plano de desestatização do governo federal, conforme as resoluções 83 e 84, de 21 de agosto de 2019, publicadas em 18 de setembro de 2019 no Diário Oficial da União”.

Além de detalhar todos os serviços digitais públicos e dados sigilosos gerenciados por Dataprev e Serpro, a SBC faz um alerta aos brasileiros sobre os riscos para a soberania do país, algo que a campanha já vem alertando.

“…são nos dados das pessoas e instituições onde reside o grande risco de transferência dessas empresas para o setor privado. Tais dados, mantidos pelo Estado brasileiro, precisam ser protegidos para garantir sua privacidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. De outro lado, vivemos a economia dos grandes volumes de dados que frequentemente são explorados para a avaliação de comportamentos individuais e coletivos com objetivos não declarados, como o oferecimento de serviços, produtos e vigilância. Portanto, delegar os serviços do Serpro e Dataprev a entes privados coloca em maior risco a segurança de pessoas e instituições, podendo até mesmo comprometer os interesses nacionais.”, diz o manifesto.

Leia na íntegra o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC):

https://www.sbc.org.br/noticias/10-slideshow-noticias/2319-manifestacao-da-sbc-sobre-a-privatizacao-do-serpro-e-dataprev

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *