DATAPREV

DATAPREV

Criada pela Lei 6.125, de 4 de Novembro de 1974, a Dataprev é uma empresa pública, sob a atual denominação de Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – Dataprev, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio, autonomias administrativa e financeira, sendo uma estatal não dependente de recursos da União.

Com sede em Brasília, conta com uma Central de Serviços para atendimento em todo território nacional, cinco Unidades de Desenvolvimento de Software e três Data Centers com certificação TIER III.

Conhecida como referência no processamento e tratamento de grandes volumes de dados e reconhecimento de direitos, foi a empresa que possibilitou em tempo recorde o processamento do auxílio emergencial em 2020, sendo considerado um case de sucesso, inclusive fora do Brasil.

Com 46 anos de experiência na gestão e no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação, a Dataprev dispõe de capacidade computacional e logística para hospedar, manter, gerir e proteger sistemas de informações, assim como para analisar e qualificar dados, antecipar demandas de clientes e parceiros, prestar serviços de consultoria, além de apoiar a elaboração e a realização de projetos.

A Dataprev processa mensalmente a folha de pagamento de todos os aposentados do INSS, assim como de todos aqueles que recebem algum tipo de benefício previdenciário – considerada a maior folha de pagamentos do mundo – há mais de 40 anos sem nunca ter atrasado o pagamento dos aposentados. Ela também mantém o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), grupo de bases de dados que possuem, dentre outras informações, todos os vínculos trabalhistas e previdenciários de todos os trabalhadores do Brasil.

Além do INSS, a Dataprev atende também a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Câmara Interbancária de Pagamentos, Instituições financeiras públicas e privadas, Conselho Nacional de Justiça, Conselho da Justiça Federal, Secretaria da Previdência, Ministério Público Federal / Procuradoria-Geral da República, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e Serpro.

Saiba mais: https://portal2.dataprev.gov.br

Data Centers de Nível Internacional

A Dataprev possui três centros de processamento (Data Centers) com certificações internacionais de design e eficiência energética. Certificações estas que só foram conseguidas após um investimento de R$ 400 milhões em três anos.

Localizados no Rio de Janeiro, Brasília, e São Paulo, eles são patrimônio de todos os brasileiros e motivo de orgulho para o país.

Presença da Dataprev no Brasil

Unidades:

CE, PB, RN, RJ, SC

 

Data centers:
DF, RJ, SP

Participação dos Benefícios na Economia (% PIB)

Em alguns municípios brasileiros, os benefícios pagos pela Previdência Social representam um volume de movimentação financeira muito expressivo: em 500 deles, os benefícios são mais de 25% do PIB.

A Dataprev jamais atrasou os cálculos mensais da folha de pagamentos dos aposentados.

Condeúba (BA)
0%
Paulistana (PI)
0%
Barra dos Mendes (BA)
0%
Santo Antônio (RN)
0%
Valença do Piauí (PI)
0%
Brasil
0%

Reconhecimento
do Brasil no
exterior

Nos últimos anos, a Dataprev conquistou uma série de premiações relevantes nacionais e internacionais. Elas são a prova maior da eficiência da empresa.

Revista Exame

Melhor Empresa no Setor de Indústria Digital 2013 / 2014 / 2017 / 2018

IstoÉ Dinheiro

Melhor Empresa no Setor de Indústria Digital 2013 / 2014 / 2017 / 2018

DCD Awards Latin America

Melhor Empresa no Setor de Indústria Digital 2013 / 2014 / 2017 / 2018

Valor Econômico

Melhor Empresa no Setor de Indústria Digital 2013 / 2014 / 2017 / 2018

Previdência


Atualmente processa o pagamento mensal de cerca de 36 milhões de benefícios. Tudo isso sem um único dia de atraso em seus 45 anos de existência.

 
Camada 3 copiar

Dedicação e excelência na prestação de serviço
a todos os brasileiros

 

Auxílio Emergencial: Realização de cidadãos elegíveis
para 
o recebimento do Auxílio emergencial.

Seguro-Desemprego: Processamento da dados para o 
pagamento do Seguro-Desemprego para milhões de trabalhadores.

Informações laborais de todos os inscritos no INSS:
Histórico trabalhista, salários e impostos recolhidos;

CadÚnico:  Estrutura familiar, despesas e rendimentos médios e grau de escolaridade de inscritos em programas sociais como  Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida;

Carteira de trabalho digitalInformações com todo o histórico trabalhista dos brasileiros;

 

A Dataprev
é Lucrativa

A Dataprev possui personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, não dependendo de recursos da União, ou seja, a Dataprev gera suas próprias receitas e é classificada como não dependente. 

Apesar de seu foco não ser o lucro, e sim atuar em parceria com o Estado, a Dataprev é rentável, dando retornos para seus acionistas (a União e o INSS) há anos.

O gráfico abaixo mostra o lucro anual obtido pela empresa (em milhões de reais) há mais de 10 anos.

Depoimentos

CUT Nacional

“Se essas estatais forem privatizadas, os dados financeiros, profissionais e sociais de quase todos os brasileiros e de empresas nacionais, que hoje estão protegidos no banco de dados das duas […]

Sociedade Brasileira de Computação

“São nos dados das pessoas e instituições onde reside o grande risco de transferência dessas empresas para o setor privado. Tais dados, mantidos pelo Estado brasileiro, precisam ser protegidos para […]

Ministério Público Federal

“Não há dúvida de que as atividades realizadas pelo Serpro se enquadram na vedação estabelecida pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei 13.709/2018)  , uma vez […]

Dieese

“Dois outros aspectos cruciais justificam a manutenção dessas empresas sob o controle da União. Em primeiro lugar, evita-se que da população brasileira possa vir a ser exposta a empresas privadas, […]

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas notícias e fique por dentro do que está acontencendo

banco de dados

Você sabe o que é um banco de dados?

Você pega uma folha de papel e começa a fazer uma lista de compras para ir ao supermercado. Essa folhinha já pode ser considerada um pequeno banco de dados –