Blog

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiu na mídia – Privatização: o que significa vender empresas estratégicas para a soberania nacional?

Repercutindo uma série de vídeos sobre as privatizações produzida pelo Brasil de Fato, o Jornal GGN publicou matéria analisando como a venda de estatais estratégicas traz impactos negativos na vida da população brasileira. Além de afirmar que, ao promover um programa de desestatização, o Brasil caminha contra um movimento mundial onde os governos de diversos países capitalistas estão readquirindo empresas que haviam sido vendidas, o artigo destaca que frequentemente – nos leilões de privatização – a iniciativa privada compra infraestrutura construída com impostos de maneira gratuita.

“Um caso emblemático para ilustrar a questão é o do serviço de telefonia, desestatizado em 1998, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Por 21 anos, os equipamentos e redes de infraestrutura telefônica, avaliados em R$ 100 bilhões, foram usufruídos pelas empresas privadas, sem nenhum custo adicional, por meio de uma concessão. Mais recentemente, o Congresso ainda determinou que todo o patrimônio físico pode ser incorporado em definitivo pelas empresas, gratuitamente.”

Para ler o texto completo e ter acesso aos vídeos, clique no link https://jornalggn.com.br/noticia/privatizacao-o-que-significa-vender-empresas-estrategicas-para-a-soberania-nacional/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *