Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que, nos últimos onze anos, o setor público teve uma produtividade média 35% superior à alcançada pela iniciativa privada. Apesar de não ter contemplado estatais em sua avaliação, o resultado da pesquisa, repercutido pela Gazeta do Povo, serve para rebater a afirmação comumente alardeada por defensores das privatizações de que a venda de estatais trará mais eficiência para os serviços que elas realizam, uma vez que ele demonstra o valor agregado pelos funcionários públicos.
Dentre os comentários feitos pelo presidente do Ipea sobre o assunto, está o destaque para a qualidade do corpo funcional do Estado brasileiro:
“Hoje, os concursos públicos são muito disputados. Isso demonstra que, do ponto de vista intelectual, os melhores quadros estão sendo captados pelo setor público.”
Para ler a matéria completa, acesse o link https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/setor-publico-e-mais-produtivo-que-o-privado-bscajz8zuwazhnaomqq5nv4ge/