Dia: 29 de outubro de 2019

Paulo Guedes elogia transformação digital do governo, que é conduzida pela Dataprev

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou recentemente o fato de que o Estado brasileiro tem digitalizado muitos dos serviços que são essenciais para a população, citando como exemplo a Prova de Vida, que ocorrerá por biometria e a distância em 2020, eliminando assim a necessidade de que o aposentado vá até a agência mais próxima para realizá-la.

O ministro, entretanto, esqueceu de citar que a principal força motriz da digitalização deste e de muitos outros serviços é a Dataprev, que atua em parceria com os entes de governo aos quais atende para implantar essas transformações.

De qualquer forma, nós, funcionários da Dataprev, agradecemos ao ministro pelo elogio, e afirmamos que pretendemos continuar prestando este serviço por bastante tempo e como empresa estatal, pois entendemos que é nesta posição que a Dataprev pode melhor desempenhar o seu papel de empresa criada e construída com foco na utilização de soluções tecnológicas para alavancar políticas sociais de governo.

O vídeo com o elogio do ministro pode ser visto abaixo.

Saiu na mídia – Acesso a dados dá vantagem competitiva a gigantes da tecnologia, diz Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos

A Folha de S.Paulo publicou uma reportagem na qual Rohit Chopra, membro da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, destacou como o acesso a dados pessoais dá vantagens competitivas às gigantes da tecnologia. Além disto, ele declarou que as multas aplicadas por violação de privacidade e uso indevido de dados não são o bastante para impedir que essas empresas cometam esses crimes.

A reportagem confirma dois dos argumentos centrais de nossa campanha. Primeiro, que as punições previstas na LGPD não garantirão que um eventual comprador privado utilize os dados hoje guardados por Dataprev e Serpro estritamente para fins sociais e governamentais; caso o lucro que pode ser obtido através da exploração desses dados seja maior do que a multa, os ganhos compensarão as perdas.

Segundo, que ao caírem nas mãos de uma empresa ou de um grupo seleto de empresas, os dados sobre toda a população brasileira e sobre todas as pessoas jurídicas do país darão vantagens competitivas extremas aos que detiverem essas informações, enfraquecendo assim o livre mercado.

Para ler a reportagem completa, acesse o link a seguir https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/10/acesso-a-dados-da-vantagem-competitiva-a-gigantes-da-tecnologia-diz-ftc.shtml