salve.seus.dados@gmail.com

Saiu na mídia – Privatizar é ideal? 884 serviços caros e ruins foram reestatizados no mundo

Saiu na mídia – Privatizar é ideal? 884 serviços caros e ruins foram reestatizados no mundo

Saiu no UOL, em março deste ano, notícia informando que vem ocorrendo um processo de reestatização de serviços essenciais pelo mundo.

“Desde 2000, ao menos 884 serviços foram reestatizados no mundo. A conta é do TNI (Transnational Institute), centro de estudos em democracia e sustentabilidade sediado na Holanda. As reestatizações aconteceram com destaque em países centrais do capitalismo, como EUA e Alemanha.”

Segundo a matéria, isto vem ocorrendo principalmente pelo fato das empresas privadas terem como objetivo principal o lucro.

“Isso ocorreu porque as empresas privadas priorizavam o lucro e os serviços estavam caros e ruins, segundo o TNI. O TNI levantou dados entre 2000 e 2017. Foram registrados casos de serviços públicos essenciais que vão desde fornecimento de água e energia e coleta de lixo até programas habitacionais e funerárias.”

“O levantamento do TNI encontrou processos do gênero em 55 países em todo o globo. Alemanha, França, EUA, Canadá, Colômbia, Argentina, Turquia, Mauritânia, Uzbequistão e Índia são alguns deles.”

Para ler a matéria na íntegra, acesse o link https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/07/tni-884-reestatizacoes-mundo.htm

Compartilhe:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *