Dia: 12 de setembro de 2019

Lindbergh Farias entra na briga contra as privatizações do Serpro e da Dataprev

Ex-senador conversa com Célio Stemback Barbosa, do SINDPD-RJ e aborda os problemas da venda de empresas que mantém sob sua guarda informações importantes sobre os cidadãos brasileiros. Os dois acertaram uma mobilização de trabalhadores do Serpro e da Dataprev, na manifestação que será feita no próximo dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro, em defesa da soberania nacional.

Saiu na mídia – Com a privatização, Brasil abre mão de tecnologia própria para comprar de terceiros

O Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) relatou os perigos que envolvem as privatizações de diversas empresas estatais estratégicas do país, tais como, Serpro, Dataprev, Telebras, Correios e EBC.

Separamos alguns trechos que mencionavam a Dataprev e o Serpro na matéria:

“Ao examinar a lista anunciada, pode-se perceber que grande parte da infraestrutura do setor de comunicação, tecnologia e informação públicas será desmontada. Ao final deste projeto, o governo brasileiro será incapaz de incidir diretamente em um setor considerado estratégico na economia moderna ficando refém da iniciativa privada.” 

“A mesma lógica vale para a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), duas empresas públicas que prestam serviços de tecnologia em informática ao próprio governo e são lucrativas (o Serpro e lucrou R$ 459 milhões no ano passado). Trata-se de abrir mão de tecnologia própria para comprar soluções de terceiros.”

“Na chamada sociedade da informação, do mundo interligado pela revolução 4.0, nosso país caminha na contramão ao abdicar da possibilidade de desenvolver tecnologias neste campo e ser apenas um consumidor passivo. Esta é uma política suicida, pois vai ampliar a distância que separa o Brasil das demais nações que investem em pesquisa e tecnologia.” 

“Ainda no caso do Serpro e da Dataprev, há um outro problema grave, já que essas duas empresas hospedam atualmente os dados do Imposto de Renda e da Previdência Social, respectivamente. Esses dados poderão passar a ser hospedados em servidores privados com a desetatização das empresas, pondo em risco a soberania do país sobre informações extremamente sensíveis.”

Para ler a reportagem na íntegra, acesse http://fndc.org.br/noticias/bolsonaro-censura-o-audiovisual-e-quer-vender-telebras-e-correios-924910/.

Dataprev dá lucro e é reconhecida mundialmente

Neste vídeo é possível conhecer um pouco da Dataprev: o que ela faz, como é composta, sua infraestrutura, seus prêmios, seus serviços prestados ao cidadão.

“Não recebe orçamento público, não recebe orçamento federal, ela vive de seus contratos.”

Veja o vídeo na íntegra:

Deputado Federal André Figueiredo fala sobre privatização de Serpro e Dataprev

Deputado Federal do PDT pelo Ceará, André Figueiredo, gravou um depoimento falando sobre o perigo da privatização de Serpro e Dataprev.

“E que nós precisamos acima de tudo preservá-las como empresas estatais, preservá-las como empresas do estado brasileiro pra evitar que informações que são cruciais possam cair nas mãos de pessoas da iniciativa privada ou até mesmo de empresas estrangeiras e, consequentemente, não termos nenhuma segurança, nenhuma proteção dos dados de todos os cidadãos e de toda economia do nosso país.”

Veja o depoimento de André Figueiredo na íntegra:

Ciro Gomes fala sobre privatização da Dataprev

Ciro Gomes deu um depoimento falando sobre a privatização da Dataprev.

“Nós temos que obrigar que o governo estabeleça um debate aberto que diga por que privatizar, como privatizar, qual é o marco regulatório para a gente ter o direito também de dizer que não vamos aceitar privatização de algumas coisas estratégicas.”

Veja o depoimento de Ciro Gomes na íntegra:

Saiu na mídia – Xadrez da privatização do Serpro e Dataprev

Luís Nassif elaborou um artigo falando sobre o comércio de banco de dados que se criou no Brasil.

Se a falta de controle sobre os dados pessoais, nas redes sociais, colocou sob risco a democracia americana, quais os riscos de se ter o controle das principais bases de dados públicas em mãos de grupos privados?

Você confere a matéria na íntegra no link https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-da-privatizacao-do-serpro-e-dataprev-por-luis-nassif/

Deputada Estadual Teresa Leitão denuncia ameaça de privatização de Serpro e Dataprev

Deputada Estadual em Pernambuco, Teresa Leitão falou sobre as privatizações de Serpro e Dataprev durante reunião plenária em 27 de agosto de 2019.

“Os dados que os contribuintes livres ou forçosamente por lei entregam a estas duas empresas (..) hoje estão em leilão.”

“No processo de privatização é fundamental a existência de cláusulas que afirmem como será o tratamento dos banco de dados da Dataprev e do Serpro pelas empresas que eventualmente as comprarão.”

“(…) essa desestatização colocará em risco, como eu disse, a soberania do país com informações tão sensíveis e estratégicas.

Veja o depoimento de Teresa Leitão na íntegra: