salve.seus.dados@gmail.com

Saiu na mídia – Com a privatização, Brasil abre mão de tecnologia própria para comprar de terceiros

Saiu na mídia – Com a privatização, Brasil abre mão de tecnologia própria para comprar de terceiros

O Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) relatou os perigos que envolvem as privatizações de diversas empresas estatais estratégicas do país, tais como, Serpro, Dataprev, Telebras, Correios e EBC.

Separamos alguns trechos que mencionavam a Dataprev e o Serpro na matéria:

“Ao examinar a lista anunciada, pode-se perceber que grande parte da infraestrutura do setor de comunicação, tecnologia e informação públicas será desmontada. Ao final deste projeto, o governo brasileiro será incapaz de incidir diretamente em um setor considerado estratégico na economia moderna ficando refém da iniciativa privada.” 

“A mesma lógica vale para a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), duas empresas públicas que prestam serviços de tecnologia em informática ao próprio governo e são lucrativas (o Serpro e lucrou R$ 459 milhões no ano passado). Trata-se de abrir mão de tecnologia própria para comprar soluções de terceiros.”

“Na chamada sociedade da informação, do mundo interligado pela revolução 4.0, nosso país caminha na contramão ao abdicar da possibilidade de desenvolver tecnologias neste campo e ser apenas um consumidor passivo. Esta é uma política suicida, pois vai ampliar a distância que separa o Brasil das demais nações que investem em pesquisa e tecnologia.” 

“Ainda no caso do Serpro e da Dataprev, há um outro problema grave, já que essas duas empresas hospedam atualmente os dados do Imposto de Renda e da Previdência Social, respectivamente. Esses dados poderão passar a ser hospedados em servidores privados com a desetatização das empresas, pondo em risco a soberania do país sobre informações extremamente sensíveis.”

Para ler a reportagem na íntegra, acesse http://fndc.org.br/noticias/bolsonaro-censura-o-audiovisual-e-quer-vender-telebras-e-correios-924910/.

Compartilhe:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *