salve.seus.dados@gmail.com

Fatos e Fakes sobre as privatizações no Brasil e no mundo

Fatos e Fakes sobre as privatizações no Brasil e no mundo

O portal Brasil de Fato postou nesta semana um vídeo que desmitifica alguns argumentos de quem é a favor das privatizações.

Por exemplo, afirmar que todas as empresas estatais dão prejuízos aos cofres públicos e por isso devem ser privatizadas.

Bom, o objetivo principal de uma empresa privada é o lucro. Sendo assim, por que uma empresa privada compraria algo que somente dá prejuízo?

“Será que as empresas privadas comprariam algum ativo público se não vissem neles uma oportunidade de aumentar suas taxas de lucro?”

“Em 2018, os lucros das empresas públicas, como a Eletrobrás e a Petrobrás, cresceram 132%.”

Veja o vídeo na íntegra:

“Privatizar uma estatal significa vender uma empresa que pertence ao povo brasileiro para uma instituição privada que pertence a uma pessoa física ou jurídica.

A primeira diferença básica entre uma empresa pública e uma empresa privada está no destino dos lucros. No caso de uma empresa privada, parte do dinheiro enriquece os donos da empresa e a outra parte é investida em novos negócios que deverão gerar mais lucros. No caso de uma empresa estatal, os lucros voltam a ser investidos em serviços públicos, em tecnologia e no desenvolvimento do país a longo prazo. Ou seja, com o uso desse dinheiro, de um jeito ou de outro, quem ganha é a população.”

Compartilhe:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *